Catarata pode levar à Cegueira, um perigo

Catarata pode levar à Cegueira, um perigo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Catarata é responsável por 51 % dos casos de cegueira no mundo.

A catarata se caracteriza pela opacificação do cristalino, uma lente inicialmente transparente localizada dentro do globo ocular e que possibilita a entrada de luz e focalização das imagens.

O sintoma mais importante da Catarata é o embaçamento da visão. Tarefas comuns do dia-a-dia, como ler, dirigir ou reconhecer a expressão das pessoas se tornam mais difíceis com a progressão da doença.

A Catarata aparece com o avançar da idade, mais comumente após os 60 anos. Existem outras causas como: diabetes, traumas oculares, doenças inflamatórias oculares (uveítes), uso prolongado de corticóides (sob forma de colírio ou via oral), doenças infecciosas congênitas (rubéola, toxoplasmose), etc.

O tratamento é realizado por cirurgia e se dá por um procedimento rápido, indolor (anestesia local sob forma de colírio), que envolve delicadas técnicas e sofisticados equipamentos na sua execução.

Nessa cirurgia, o cristalino é removido e em seu lugar implanta-se uma lente artificial. A recuperação da visão pode ser percebida nas primeiras horas após sua realização. Caso você desconfie que esteja com Catarata, agende uma consulta agora mesmo com seu oftalmologista.